Se você sonha em entrar para o Exército Brasileiro e torna-se um Sargento das Armas, esse sonho pode se tornar realidade ainda em 2020. E o Curso Garra está aqui para te ajudar nessa missão, combatente! Leia este texto até o fim e saiba tudo sobre o concurso da ESA!
A Escola de Sargentos das Armas (ESA) é o Estabelecimento de Ensino de Nível Superior (Tecnólogo) do Exército Brasileiro, responsável pela formação de Sargentos Combatentes de Carreira das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações.
Além das especialidades citadas acima, o concurso da ESA é responsável pelos militares das áreas de Música e Enfermagem. O concurso da ESA 2020 já tem data marcada e é para ambos os sexos, confira!
Sobre o Concurso
Para realizar o concurso o candidato precisa ter, no mínimo, 17 (dezessete) e, no máximo, 24 (vinte e quatro) anos de idade para a área Geral/Aviação. Caso opte pela área de Música e Saúde, o candidato deve ter, no mínimo, 17 (dezessete) e, no máximo, 26 (vinte e seis) anos de idade. Essas idades são referenciadas a 31 de dezembro do ano da matrícula na Escola das Armas.
O Exame Intelectual é composto pelas disciplinas de Matemática, Inglês, Português, Redação e História/Geografia do Brasil. São 12 questões de cada matéria e, para ser aprovado, o candidato precisa acertar, pelo menos, 6 questões de cada matéria. Além disso, ter aproveitamento superior a 50% na redação.
É importante ressaltar que aprovação é diferente de convocação. Todos os candidatos que alcançarem nota superior a 50% em todas as matérias e na redação será considerado aprovado, no entanto, a convocação e subsequente ingresso na Escola das Armas depende da classificação do candidato.
Para o ano de 2020 a ESA abriu as seguintes vagas:
Geral/Aviação Masculino (900 Vagas);
Geral/Aviação Feminino (100 Vagas);
Música (60 Vagas);
Saúde – Técnico de Enfermagem (40 Vagas).
A prova da ESA estava programada para o dia 12 de julho de 2020, no entanto, devido a pandemia causada pelo novo coronavírus, a data foi alterada para 30 de agosto de 2020. Ou seja, o aluno que deseja alcançar a aprovação ganhou 2 meses a mais para continuar pegando firme no papiro!
Sobre a ESA
O curso de formação de Sargento das Armas possui 2 (dois) anos de duração e o aluno que ingressar na ESA receberá, durante esse período, um salário de R$1.150,00 mensal. Após formado, o soldado de 3º Sargento do Exército é próximo a R$5.000,00 por mês.
Logo ao ingressar na ESA, o aluno passará pelo Período Básico, esse período tem duração de 34 (trinta e quatro) semanas e antecede o período de qualificação. O período básico pode ser realizado em 12 unidades diferentes, sendo elas:
20º Regimento de Cavalaria Blindado – (Campo Grande/MS);
12º GAC (Jundiaí/SP);
1º GAAAe (Rio de Janeiro/RJ);
41º BIMtz (Jataí/GO);
14º GAC (Pouso Alegre/MG);
23º BC (Fortaleza/CE);
6º RCB (Alegrete/RS);
23º BI (Blumenau/SC);
10º BI (Juiz de Fora/MG);
4º GAC (Juiz de Fora/MG);
13° R C Mec – (Pirassununga/SP);
16º Batalhão de Infantaria Motorizado (16º B I Mtz) – (Natal/RN).
Dependendo da cidade de origem do aluno convocado e de sua nota no exame intelectual, ele será deslocado para uma dessas 12 unidades. Após o Período Básico, o aluno escolhe qual arma irá defender e avança para o Período de Qualificação.
O período de qualificação é conduzido na ESA e tem duração de 43 (quarenta e três) semanas. Para os que escolherem a Arma Logística, a qualificação é realizada na Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), no Rio de Janeiro/RJ. No que se refere a qualificação de Aviação do Exército, esta é realizada no Centro de Instrução de Aviação do Exército, em Taubaté/SP (CIAVEx).
O Período de Qualificação é bastante dinâmico, o aluno recebe instruções específicas das armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, oportunidade em que o espírito de corpo da arma desenvolvido e consolidado.
Como se Preparar da Melhor Forma
O concurso da ESA possui uma particularidade: o exame intelectual contém apenas 36 questões, ou seja, cada questão vale muito!
Além disso, em anos anteriores, o alunos convocados tinham notas superiores a 70% de aproveitamento, isso significa que acertavam mais de 25 questões na prova. A banca organizadora só corrige a redação dos alunos que ocupam até a posição referente ao triplo de vagas.
A área de saúde, por exemplo, possui apenas 40 vagas. Ou seja, só terão suas redações corrigidas os alunos que ocuparem até a posição 120. Na área de Música (60 vagas), apenas quem ocupar até a posição 180 e assim por diante nas demais especialidades.
A melhor forma para se preparar para o concurso da ESA é refazendo provas anteriores. Pelo fato da prova ser realizada pela mesma banca todos os anos, os conteúdos abordados tendem a ser bem parecidos. Logo, você precisa estar habituado a resolver esse tipo de questão no menor tempo possível.
Outra particularidade desse concurso é o fato de a ESA não colocar figuras em suas provas, ou seja, o candidato precisa incentivar a sua imaginação. Você precisa estar preparado para resolver questões matemáticas sem o apoio de imagens. Novamente, o melhor jeito de fazer isso é estudando por provas anteriores.
Se você quiser saber o segredo por trás da aprovação em concursos militares, precisa conferir esse artigo que já escrevemos aqui no Blog do Garra! Além disso, também já demos dicas valiosas para quem deseja driblar o cansaço e se manter ativo nos estudos até a data da prova.
Você está pronto para ser aprovado no Concurso de Sargento das Armas? Conte com a equipe de professores do Curso Garra para te ajudar nessa missão! Mesmo com o isolamento social, as nossas aulas continuam de forma online, ou seja, os nossos alunos não pararam a sua preparação para o concurso.
Se você quer ter sucesso no Concurso da ESA no ano de 2020, junte-se a Tropa do Garra!