Especialista em Concursos Militares

Academia da Força Aérea

Tudo sobre o concurso da Academia da Força Aérea (AFA)

O concurso para a Academia da Força Aérea Brasileira (AFA) representa uma excelente oportunidade de vida. Além de sair da instituição com nível superior e praticamente ter um emprego vitalício garantido, os integrantes recebem para estudar.

Leia o artigo e saiba tudo sobre como ingressar, processo seletivo, requisitos e outros benefícios ao entrar para a Academia da Força Aérea do Brasil. Descubra também qual é o melhor caminho para se preparar para o processo seletivo. 

O que é a Academia da Força Aérea (AFA) 

A Academia da Força Aérea (AFA), situada na cidade de Pirassununga (SP), é uma instituição de ensino superior que integra o Sistema de Formação e Aperfeiçoamento do Comando da Aeronáutica. 

Surgiu a partir de uma necessidade da Força Aérea Portuguesa, que era a de dispor de uma academia própria, para formar os oficiais do quadro permanente. Com isso, a finalidade da instituição é formar Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria da Força Aérea Brasileira.

A AFA iniciou as suas atividades em fevereiro de 1978, dedicada ao curso de pilotagem. Atualmente, é reconhecida internacionalmente por sua excelência de ensino, que "prepara hoje os chefes de amanhã".

Tudo isso se deve à forte cultura de patriotismo, liderança responsável, competência, disciplina, inovação e rigor.

O Curso de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria da Aeronáutica (CFOAV/CFOINT/CFOINF) é de nível superior e dura quatro anos, em regime de internato. 

Ao concluir o curso, o estudante sai da instituição preparado para atuar em diversas atividades da Força Aérea. 

Sobre o CFOAV, CFOINT e CFOINF

Muitos se perguntam a respeito do que seria CFOAV, CFOINT e CFOINF. Em essência, são os cursos disponibilizados pela AFA. 

Antes de entrar na instituição, é preciso decidir qual será a formação desejada. Afinal, além da graduação em administração pública, você também sairá de lá com uma dessas especialidades. 

Veja, a seguir, o que significa cada um. 

O que é CFOAV?

O CFOAV é o Curso de Formação de Oficiais Aviadores dentro da Academia da Força Aérea. É caracterizado pela instrução aérea, com o objetivo de preparar o Cadete Aviador à pilotagem militar.

Para isso, inclui matérias como manobras e acrobacias, navegação visual, navegação por instrumentos, voo noturno, inglês e espanhol.

O curso segue um programa de treinamento e de avaliação de desempenho como piloto, para formar e selecionar o aviador militar, fomentando o desenvolvimento do espírito combativo do futuro Oficial Aviador. 

Confere ao concluinte, ainda, a graduação de Bacharel em Ciências Aeronáuticas, com habilitação em Aviação Militar e opta por um dos tipos de aviação: 

  • Caça;

  • Helicóptero (asas rotativas);

  • Transporte;

  • Patrulha;

  • Reconhecimento.

Após uma especialização, que dura cerca de 10 meses, o aspirante a oficial aviador estará apto a pilotar a aeronave escolhida. 

O que é CFOINT?

O CFOINT é o Curso de Formação de Oficiais Intendentes dentro da Academia da Força Aérea. Com isso, o cadete intendente forma-se bacharel em Ciências Logísticas, com habilitação em Intendência da Aeronáutica (além de obter o diploma de Administração). 

Os Oficiais Intendentes desempenham funções relativas a:

  •  Licitações;

  • Finanças;

  • Material;

  • Subsistência;

  • Patrimônio;

  • Controle das organizações militares da Força Aérea;

  • Controle das operações da FAB, prestando apoio ao combate. 

No fim do curso, ainda, os estudantes realizam um estágio prático, que contempla atividades relacionadas à saúde, finanças, controle interno e intendência operacional. 

Depois disso, o aspirante está pronto para desempenhar suas funções que, basicamente, são de prever, obter, estocar e distribuir materiais para a sustentação do pessoal e das unidades militares. 

O que é CFOINT?

O CFOINT é o Curso de Formação de Oficiais Intendentes dentro da Academia da Força Aérea. Com isso, o cadete intendente forma-se bacharel em Ciências Logísticas, com habilitação em Intendência da Aeronáutica (além de obter o diploma de Administração). 

Os Oficiais Intendentes desempenham funções relativas a:

  •  Licitações;

  • Finanças;

  • Material;

  • Subsistência;

  • Patrimônio;

  • Controle das organizações militares da Força Aérea;

  • Controle das operações da FAB, prestando apoio ao combate. 

No fim do curso, ainda, os estudantes realizam um estágio prático, que contempla atividades relacionadas à saúde, finanças, controle interno e intendência operacional. 

Depois disso, o aspirante está pronto para desempenhar suas funções que, basicamente, são de prever, obter, estocar e distribuir materiais para a sustentação do pessoal e das unidades militares. 

O que é CFOINF?

O CFOINF é o Curso de Formação de Oficiais de Infantaria dentro da Academia da Força Aérea.

Além do diploma de administração que todos os outros CFO’s oferecem, o Oficial de Infantaria sai do curso com o diploma de bacharel em Ciências Militares e habilitação em Infantaria Aeronáutica.

O Curso de Formação de Oficiais de Infantaria da AFA é o único curso restrito ao sexo masculino.

As funções desempenhadas e ensinadas no CFOINF englobam funções ligadas à segurança das unidades da Força Aérea em missões, com treinamento em regiões de terreno e clima adversos, como a Amazônia e áreas montanhosas. 

Os aspirantes recebem instruções sobre:

  • Armamento e tiro;

  • Táticas de combate terrestre;

  • Artilharia antiaérea, contra guerrilha, contra incêndio;

  •  Defesa química, nuclear e biológica.  

Ao final do curso, o aspirante pode realizar estágios em todas as áreas da organização.

Como é o curso de formação e graduação da AFA

Os cursos de formação da AFA são equivalentes a cursos de graduação plena, os quais, embora não tenham similares no sistema civil, assemelham-se às áreas de Engenharia e de Administração. 

O aproveitamento do currículo nos cursos superiores civis é regulado pelo Conselho Federal de Educação, do Ministério da Educação.

Os ensinamentos morais, científicos, militares e técnico especializados são ministrados por professores civis federais, instrutores militares e monitores, seguindo uma sequência de instrução, dentro de modernos moldes pedagógicos, coordenados pela Divisão de Ensino da Academia.

A Educação Física e a Instrução Militar são disciplinas ministradas paralelamente, dentro de rígidos padrões e em instalações modernas. Aqui sobressaem a instrução de paraquedismo e a de sobrevivência no mar e na selva.

Os alunos recebem instruções sobre infantaria, aviação ou intendências, dependendo da área que escolher.

Quais são as vantagens de seguir carreira na AFA

Além do prestígio, estudar na Academia da Força Aérea é um privilégio em outros sentidos. Para começar, a instituição oferece uma bolsa auxílio aos seus alunos.

 Ao decorrer de todo o período básico de formação, os estudantes da Academia da Força Aérea (AFA) recebem um auxílio de cerca de R$1.574, todos os meses. Além da quantia, recebem fardamento, alojamento e alimentação. 

Após a conclusão do curso de formação, são promovidos à graduação Aspirante a Oficial e podem receber até  R$9.948,40 . Com o tempo, os valores aumentam. 

Requisitos para concorrer a uma vaga AFA

Segundo o último edital publicado, os requisitos para concorrer a uma vaga na Academia da Força Aérea (AFA) são:

  • Ser voluntário;

  • Ter ciência de todas as normas e condições previstas no edital;

  • Se menor de 18 anos de idade, ter autorização do responsável para participar de todas as etapas e, se aprovado, realizar a matrícula;

  • Inscrever-se por meio do Formulário de Solicitação de Inscrição (FSI); 

  • Pagar a taxa de inscrição (caso não solicite a isenção) dentro do prazo.

Também é necessário ter ciência de que deve:

  • Ser brasileiro nato;

  • Ter concluído o Ensino Médio;

  • Ter mais que 17 anos e menos que 23 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula no curso;

  • Estar quite com as obrigações eleitorais; 

  • Estar em dia com suas obrigações militares.

Como é o processo de ingresso na AFA 

Para integrar o quadro da Aeronáutica, é preciso ingressar em um dos três cursos da Academia da Força Aérea (AFA): oficiais aviadores, oficiais intendentes e oficiais de infantaria. 

Para isso, é preciso passar pelas seguintes etapas: 

  • Prova Escrita;

  • Inspeção de Saúde;

  • Exame de Aptidão Psicológica;

  • Teste de Avaliação do Condicionamento Físico; 

  • Validação Documental.

Primeira Etapa - Prova Escrita da AFA

No primeiro momento do concurso da AFA, é realizada uma prova escrita, com questões de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Física e Redação.

As Provas Escritas de Língua Portuguesa, Física, Matemática e Língua Inglesa contém 64 questões de múltipla escolha, sendo 16 para cada disciplina.  

Já a Redação, basicamente, consiste na elaboração de um texto manuscrito. O tema varia a cada certame, entretanto, sempre é relacionado a algum tema atual. O objetivo principal é a capacidade de expressão escrita dos candidatos.  

Segunda Etapa – Inspeção de Saúde

Após o resultado da Prova Escrita, acontece a inspeção de saúde, com o objetivo de comprovar a aptidão física e mental. De caráter eliminatório, o candidato realiza uma série de exames solicitados no edital.

Terceira Etapa – Exame de Aptidão Psicológica (EAP)

Segundo o edital do concurso FAB, o EAP avalia as condições comportamentais e de personalidade do candidato, por meio de técnicas homologadas em instruções do Comando da Aeronáutica. 

Quarta  Etapa – Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF)

Nesta etapa, o candidato terá que realizar exercícios que mostrem a higidez e o vigor físico. As atividades exigidas são diferentes para o sexo masculino e para o sexo feminino.

Quinta Etapa -  Validação documental

A Validação Documental é realizada por meio da análise e conferência dos documentos previstos para matrícula no Curso. Devem ser apresentados todos os originais e entregues duas cópias simples de cada um.

Curso Preparatório para a AFA

O papel de um curso preparatório é muito importante, pois existe uma grande diferença entre as provas de seleção para ingresso nos concursos e as provas feitas na escola convencional.

O GARRA/Mais Militar, proporciona as melhores aulas e oferece todo o suporte didático necessário para a tão sonhada aprovação. 

Mas o aluno precisa, antes de mais nada, “traçar uma reta” rumo ao seu objetivo. Todos aqueles que conseguiram ingressar nas mais renomadas instituições de ensino, certamente, colocaram esse objetivo como uma prioridade de vida. 

O Curso preparatório Garra/Mais Militar tem a missão de complementar o ensino tradicional com ferramentas tecnológicas e interativas capazes de oferecer aos alunos uma preparação diferenciada para o concurso, garantindo assim a tão sonhada vaga em uma instituição militar.

Conheça o time do Mais Militar

Saia na frente e conquiste a sua aprovação. Clique abaixo e saiba mais:

https://maismilitar.com.br/curso-preparatorio/colegio-militar