Saber como funciona o concurso militar é fundamental para quem deseja ingressar nesta carreira. Isso porque, para qualquer um dos serviços militares, é preciso passar por uma série de avaliações que determinam a aptidão dos candidatos . Descubra tudo sobre os concursos militares no post de hoje.
Como funciona o concurso militar?
Para se tornar um oficial ou ser aluno de uma instituição de ensino, antes é preciso passar por concurso militar. Consistindo geralmente várias etapas, este envolve exames diversos, desde provas escritas até exames psicológicos.
Confira as principais etapas de um concurso militar:
Provas escritas
Também conhecido como exame intelectual, as provas envolvem, basicamente, as disciplinas de inglês, português e matemática. Além, é claro, da redação.
Para determinadas funções, contudo, conhecimentos específicos são exigidos e matérias como:
Química
Física
Geografia
História.
Exames de saúde (INSPSAU)
Os exames de saúde fazem parte do concurso militar e avaliam as condições de saúde dos candidatos.
Esta análise é feita com base em uma bateria de exames, que podem ser clínicos, de imagem e laboratoriais. Inclusive, nesta etapa do concurso militar também é aplicado o teste toxicológico.
O objetivo destes exames é descobrir se o candidato possui alguma patologia ou característica que seja incapacitante. Seja para o serviço militar ou para qualquer das atividades previstas.
Exame de aptidão psicológica
Nesta etapa, são realizados exames para avaliar as condições comportamentais, características de interesse e desempenho psicomotor. Estas são feitas por meio de testes, entrevistas e simuladores.
Esta parte do concurso militar visa comprovar a inexistência de contra indicações psicológicas que impeçam o candidato de realizar o serviço militar.
Teste de avaliação do condicionamento físico
É onde se observa o vigor físico dos candidatos, por meio de exercícios e índices mínimos a serem alcançados, classificados por sexo.
Estes testes são essenciais para verificar se os candidatos possuem o condicionamento adequado para desempenhar atividades inerentes à rotina militar.
Dependendo da função escolhida pelo candidato, o concurso militar pode apresentar mais etapas. Estas são específicas para a área, como por exemplo o teste de aptidão à pilotagem militar. Assim como as provas práticas da especialidade.
Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC)
Esta etapa é reservada aos candidatos que se autodeclararam negros ou pardos. Ela avalia a condição declarada pelo candidato a partir da observação de traços fenotípicos.
Validação documental
Por fim, temos a validação documental, que é a conferência dos documentos para a realização de matrícula. É preciso que todos estejam em ordem, caso contrário, o candidato pode ser eliminado.
Concurso militar: complexo e concorrido
O concurso militar, independente de para qual função ou instituição, envolve exames minuciosos e complexos. Sem falar que é sempre extremamente concorrido.
Neste sentido, contar com uma preparação completa e de qualidade é fundamental. Dispor de uma instituição que esteja comprometida a oferecer todas as condições para a aprovação. Que mais do que proporcionar um método de ensino impecável, propicie um ambiente favorável, com professores experientes e equipe dedicada.
Como o curso preparatório militar Garra: uma instituição que tem a aprovação dos alunos como um compromisso pessoal.
Entre em contato para saber mais sobre os cursos preparatórios e descobrir como fazer a matrícula.