Especialista em Concursos Militares

Colégio Militar de Brasília

Tudo sobre o concurso para o Colégio Militar de Brasília (CMB)

O Colégio Militar de Brasília (CMB) garante a formação dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o final do Ensino Médio, com direito a atividades de contraturno, como: equitação, esgrima, natação, judô, yoga, atletismo e robótica.

Para tornar-se um aluno da instituição, a criança ou o adolescente precisa passar por um processo seletivo. Neste artigo, saiba mais sobre a instituição e sobre como é a sua forma de ingresso. 

Saiba mais sobre o Colégio Militar de Brasília (CMB)

O Colégio Militar de Brasília (CMB) foi fundado no ano de 1889, com sede oficial na Asa Norte. Essa é considerada uma das melhores instituições de ensino do Estado, sendo bastante concorrida e cobiçada pelos pais que zelam por uma educação de qualidade para os seus filhos.

É na articulação eficaz da educação preparatória com a educação assistencial, em um ambiente identificado segundo os valores, costumes e tradição do Exército Brasileiro e apoiado sobre a mesma hierarquia e disciplina que estruturam a Força Terrestre, que o Colégio Militar de Brasília cumpre a sua missão.

Como premissa, os colégios militares preocupam-se em formar jovens ativos e criativos, autônomos e autores, providos de competências, habilidades e de valores éticos e morais cultuados pelo Exército Brasileiro. Ou seja, indivíduos mais responsáveis, atuantes e transformadores.

CMB abre portas para outras oportunidades 

O conceito e o valor do Colégio Militar de Brasília (CMB) também se devem à destinação preparatória de seus alunos. É comum, no futuro, que além dos vestibulares às instituições de ensino superior e civis, os estudantes ingressem em instituições como:

  • Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx);

  • Instituto Militar de Engenharia (IME);

  • Academia de Força Aérea (AFA);

  • Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA);

  • Escola Naval (EN).

Quais são os benefícios de estudar em um colégio militar

Mesmo sendo consideradas escolas públicas, o nível de ensino dos colégios militares iguala-se aos das instituições privadas e pode agregar muito ao currículo do seu filho. Além disso, a maioria das organizações reconhece o grau de excelência de um aluno formado por um colégio militar. Afinal, já é grandioso passar em um concurso público tão jovem, que dirá se formar em uma das escolas mais qualificadas do país.

No geral, os estudantes de colégios militares apresentam um desempenho escolar excelente. De acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), as notas são acima da média nacional, isso se deve aos professores e à estrutura de excelência.

Os colégios militares dispõem de um ótimo ambiente, que incentiva a permanência do aluno não só pelas atividades regulares, mas também pelas aulas de contraturno escolar, como: atletismo, equitação, esgrima, judô, natação, robótica e yoga.

SAIBA MAIS

Uma instituição que promove a cidadania

As regras não são arbitrárias. O estudante, junto aos responsáveis, está ciente das normas exigidas nesses ambientes. E mais: a padronização começa pelo uniforme e ensina os estudantes a importância de obedecer regras desde cedo.

Os colégios militares também são rígidos em relação a seus profissionais. Ou seja, os docentes são qualificados e preparados para a função. Como pode-se ver, a educação militar acontece com o objetivo de formar mais do que profissionais, mas cidadãos realmente preparados para melhorar a nossa sociedade.

Se a ideia é um futuro promissor, seguro e disciplinado para seus filhos, a certeza é que o colégio militar pode proporcionar essa oportunidade, bem como uma carreira promissora e vantajosa.

Pré-requisitos para realizar o processo seletivo

Antes de realizar a inscrição no concurso de admissão ao Colégio Militar de Brasília, é fundamental observar os requisitos exigidos pela banca examinadora e todas as regras impostas. Os requisitos gerais são:

  • Ser brasileiro;

  • Ter pago a taxa de inscrição, se não isento;

  • Ser portador de documento oficial de identificação com foto recente (máximo 3 anos de expedição);

  • Ser portador de documento oficial de CPF;

  • Não ter sido expulso disciplinarmente de qualquer colégio militar.

Para ingressar no 6º ano é preciso:
  • Ter concluído ou estar cursando o 5º ano do Ensino Fundamental no ano da prova;

  • Possuir entre 9 e 11 anos no ano da prova.

Para ingresso ao 1º ano é preciso:
  • Ter concluído ou estar cursando o 9º ano do Ensino Fundamental no ano da prova;

  • Possuir entre 13 e 15 anos no ano da prova.

Inscrição para o processo seletivo

Neste ano, ainda não foi publicado o edital do processo seletivo para ingresso ao colégio militar. Em 2023, as inscrições foram feitas diretamente pela internet e a taxa de inscrição foi de R$ 95,00. Sempre que possível, visite o site do Mais Militar para mais informações ou consulte o site oficial do CMB.

Como é o processo seletivo

O processo seletivo dos colégios militares acontece anualmente por meio de algumas etapas classificatórias e eliminatórias para ingresso ao 6º ano do Ensino Fundamental ou 1º ano do Ensino Médio.

Exame Intelectual

No último ano, o exame intelectual aconteceu em um único dia. A prova foi composta por 40 questões de múltipla escolha com cinco alternativas (A, B, C, D e E), divididas em:

  • 20 questões de Matemática;

  • 20 questões de Língua Portuguesa.

Foi considerado aprovado o candidato que acertou ao menos 50% das questões de cada disciplina. Ou seja, dez de Língua Portuguesa e dez de Matemática.

Vagas limitadas

A quantidade de vagas é limitada, por isso, se preparar é o segredo. Após a publicação do edital, você saberá quantas vagas foram direcionadas ao 6º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio do Colégio Militar de Brasília.

Concorrido? Sim. Impossível? Não. Ter persistência e disciplina, se preparar para as provas com o apoio de professores de excelência, são os principais segredos para ingressar em uma instituição de excelência. 

CLIQUE AQUI

Como preparar seu filho para o processo seletivo

Os Concursos de Admissão dos colégios militares não são fáceis e exigem muita preparação e esforço. Se você é pai, mãe e/ou responsável de uma criança que tem entre 9 e 11 anos ou de um adolescente que possui entre 13 e 15 anos, o ideal é garantir a preparação para esse momento. Para isso, você pode contar com um bom curso preparatório.

Pela tradição, qualidade de professores e didática de ensino, o Mais Militar é a plataforma ideal para isso! Nossa maior motivação é ver a aprovação dos nossos alunos. Nós ensinamos não só as matérias exigidas, mas métodos que podem ajudar na hora da aprovação.

CLIQUE AQUI

Como o Mais Militar funciona?

O Mais Militar é um curso preparatório 100% on-line, com plataforma própria, totalmente focado no edital e nos conteúdos exigidos pelos colégios militares.

  • 🕛 Acesso ilimitado durante 12 meses

  • 💻 Acesso pelo celular, tablet ou computador

  • 📱 Curso 100% on-line em plataforma própria com acesso 24h

  • ⌛ Aulas gravadas com duração média de 30 minutos

  • 📚 Material de apoio em PDF que acompanha cada conteúdo

  • ✔️ Questionários com exercícios que acompanham cada conteúdo

  • ▶️ Resolução em vídeo dos questionários

  • 📝 Simulados inéditos e cronometrados

  • ⁉️ Chat tira dúvidas com resposta em até 24h

Prepare-se com quem realmente aprova!

Desde a sua existência, o nosso Grupo teve alunos aprovados em todos os anos que tiveram concurso para o colégio militar. Não bastasse, conquistou o 2º, 3º e 4º lugar na classificação geral e a 1ª maior nota nas avaliações de português e matemática nos últimos testes. Prepare o seu filho com o Mais Militar!

Saia na frente e conquiste a aprovação do seu filho(a). Clique abaixo e saiba mais:

Quero me preparar