É interessante conhecer quais matérias caem no concurso da Polícia Militar, antes de passar pelo processo seletivo. Isso porque, assim, você poderá estudar apenas os temas abordados e conseguir se preparar de forma mais assertiva. No post de hoje vamos detalhar quais as matérias e assuntos geralmente são cobrados.

Quais matérias caem no concurso da Polícia Militar?

Como o concurso da Polícia Militar é realizado pelo Núcleo de Concursos da UFPR, as questões seguem o Programa Oficial de Provas. Este, inclusive, é aplicado para todos os cursos da Universidade Federal do Paraná. 

Confira quais matérias caem no concurso da Polícia Militar e os temas abordados por elas, nas duas fases do processo:

1ª Fase
Língua Portuguesa – 12 questões

As questões desta matéria procuram comprovar a capacidade dos candidatos de compreender textos de diferentes gêneros. Também busca avaliar a habilidade de se identificar as relações estruturais e semânticas entre fenômenos sentenciais e textuais. Além de propor trabalhar sobre eles, demonstrando o domínio da língua padrão escrita.

Matemática – 9 questões

Para resolver devidamente os problemas propostos nesta disciplina, são necessários conhecimentos sobre geometria, medidas, álgebra, números e matrizes. Além de competências em geometria analítica, estatística e probabilidade.

Biologia – 9 questões

As questões de biologia envolvem conhecimentos sobre biologia celular, seres vivos, estudo das populações e ecologia. Assim como assuntos relacionados à saúde, higiene e saneamento básico.

Física – 9 questões

Em física, as questões abordam as grandezas físicas, mecânica, termologia, ondulatória, eletromagnetismo e óptica. Também trata sobre a física moderna, com temas como radiação do corpo negro, efeito fotoelétrico e a dualidade onda-partícula.

Química – 9 questões

Os temas abordados pelas questões de química envolvem os aspectos macroscópicos da disciplina, estrutura da matéria e a teoria atômica. 

Trata também sobre a classificação periódica e propriedades dos elementos e seus compostos e ligação química. Bem como ácidos e bases, estequiometria, unidades e grandezas químicas, soluções, propriedades coligativas e forças intermoleculares. Além da termoquímica, equilíbrio, cinética, eletroquímica, estrutura dos compostos de carbono, isometria e compostos orgânicos. 

Por fim, envolve ainda questões sobre a ocorrência e obtenção de compostos orgânicos e suas principais propriedades.

Geografia – 9 questões

Em geografia, os elementos tratados estão relacionados a conceitos básicos de astronomia. Também são abordados os aspectos referentes à geologia, relevo, tempo e clima, água, solo e vegetação. Assim como o gerenciamento dos recursos naturais.

Envolve, ainda, a população e estruturação socioespacial, estrutura produtiva e economia e a representação do espaço terrestre. Além da formação, estrutura e organização política do Brasil e do mundo contemporâneo.

História – 9 questões

Os temas tratados nas questões desta matéria se relacionam com o mundo antigo, civilização medieval, época moderna e história contemporânea.

Língua Estrangeira Moderna – 8 questões

O objetivo das questões dessa disciplina é observar até que ponto os candidatos são capazes de:

  • Identificar as ideias principais e específicas do texto

  • Estabelecer relações entre partes diferentes do texto

  • Ligar o texto ao contexto

  • Observar os diferentes pontos de vista que estão presentes no texto.

Os textos apresentados podem ser jornalísticos, publicitários, de divulgação científica ou até literários. 

Literatura – 6 questões

Em literatura, as questões buscam distinguir manifestações significativas no desenvolvimento do processo literário. 

Para resolvê-las, é preciso ter habilidades de análise e interpretação de textos. Também deve-se saber reconhecer os aspectos característicos dos diferentes gêneros e modalidades que se manifestam.

Filosofia – 5 questões

São abordados, nesta matéria, temas como mito, teoria do conhecimento, ética, política e ciência no contexto da filosofia. Assim como a estética e seus subtemas.

Sociologia – 5 questões

Para resolver as questões propostas em sociologia, é preciso ter conhecimentos sobre a origem desta matéria. Deve-se, também,  ser capaz de compreender a relação sociedade-natureza, estrutura e estratificação social. Bem como entender o conceito de indivíduo, identidade, socialização e orientação sexual.  

Outros conhecimentos necessários é em relação ao Estado moderno e a nova ordem mundial (dominação e poder), mudança e transformação. 

Além disso, é preciso dominar os temas referentes aos movimentos sociais, à cultura e  sociedade e à indústria cultural.

2ª Fase

Prova de Compreensão e Produção de Textos

Nesta parte do concurso, o objetivo é verificar a capacidade dos candidatos de construir textos de diferentes gêneros textuais. 

Uma boa preparação faz toda a diferença

Agora que você sabe quais matérias caem no concurso da Polícia Militar, com certeza percebeu a complexidade deste processo. Para conseguir responder às questões corretamente, é preciso muito estudo e uma preparação árdua!

Estudar por conta, neste sentido, pode não ser o suficiente para conseguir aprender tudo o que é necessário. Para isso, um curso preparatório é a escolha ideal. Mas não é qualquer instituição que oferece tudo o que é preciso para desenvolver nos alunos as habilidades requeridas.

Só quem tem comprometimento com a aprovação, oferece um ambiente familiar e profissionais que atuaram no ramo militar possui essa capacidade. Como o Garra Cursos Preparatórios

Aqui você tem todo o suporte que precisa para dispor de uma preparação de qualidade, em um ambiente favorável e com professores especialistas. Afinal, só estudando com Garra é possível realizar o sonho de entrar para a Polícia Militar!

Quer saber mais sobre o curso preparatório Garra? Entre em contato, conheça nossas turmas e descubra como fazer sua matrícula!