Descobrir se o concurso militar vale a pena é um dos interesses de quem está considerando a possibilidade de servir ao país. Se você compartilha desta dúvida, continue conosco porque é isso que vamos descobrir no post de hoje!
Concurso militar vale a pena?
Existem várias razões que nos fazem afirmar que, sim, o concurso militar vale a pena. Confira abaixo algumas delas:
Estabilidade
Um dos principais motivos que fazem o concurso militar valer a pena é a estabilidade que esta carreira oferece.
Ao ingressar na carreira militar, você não precisa se preocupar em ser demitido a qualquer momento e se ver novamente à procura de emprego. E nos tempos atuais, esta é uma vantagem e tanto!
Remuneração
O soldo básico, que é o salário dos militares, é bastante considerável e aumenta ainda mais com as gratificações.
O melhor é que a remuneração aumenta gradativamente conforme sobe a patente do militar, o que ocorre automaticamente. Ou seja, a remuneração é outro fator principal que faz o concurso militar valer a pena.
Aprimoramento constante
Acabamos de afirmar que a patente sobe automaticamente, e isto ocorre à medida que o militar faz cursos. Afinal, esta carreira envolve um sistema de educação continuada, que proporciona capacitações específicas. Com isso, permite elevar os níveis de exercício da profissão.
Além disso, são realizadas reciclagens regulares, para manter o militar atualizado garantindo assim seu bom desempenho.
Plano de carreira
Uma das características da carreira militar é a sua hierarquia bem estabelecida. E é justamente o que permite ao militar receber diversas promoções ao longo de sua vida profissional.
Nas profissões comuns, este processo é conhecido como plano de carreira, e nem sempre é uma possibilidade. Já para os militares, esta é uma realidade, uma vez que o aperfeiçoamento constante possibilita a elevação da patente. Com isso, logicamente a remuneração também aumenta, proporcionando um plano de carreira tanto horizontal quanto vertical.
Aposentadoria integral
A aposentadoria dos militares é diferente da comum, não exigindo idade mínima, sendo alcançada aos 30 anos de serviço.
Não parece muito vantajosa? Mas é, já que cada ano trabalhando em postos de fronteira dá direito a quatro meses adicionais na contagem. Assim, o tempo efetivo é diminuído.
Digamos, por exemplo, que um militar serviu por 9 anos em postos de fronteiras. Na verdade, seu tempo de serviço equivale a 12 anos.
Viagens constantes
Os militares são constantemente enviados para locais diferentes do país – ou até fora do Brasil, em missões especiais.
Com isso, acabam conhecendo diversos lugares e costumes, aumentando muito sua bagagem cultural.
Concurso militar requer preparação especializada
Até aqui você já deve ter entendido porque o concurso militar vale a pena, porém não basta apenas querer ingressar. É preciso se preparar muito bem para enfrentar as provas e conseguir garantir sua vaga.
As questões dos testes são específicas e envolvem conhecimentos próprios, que não são aprendidos no ensino comum. Por isso, é preciso uma preparação especializada e de qualidade. Como a do Garra Cursos Preparatórios!
Aqui, nossos profissionais estão totalmente comprometidos em proporcionar as condições necessárias para o aprendizado. Inclusive, todos são ex-militares ou já fizeram parte do serviço público, podendo transmitir toda a experiência que adquiriram.
Nossa metodologia de ensino também é totalmente dedicada, oferecendo todo o conhecimento que os alunos precisam. Tudo isso em um ambiente familiar, que favorece o aprendizado.
Para conhecer nossas turmas, tirar suas dúvidas e saber como realizar a matrícula, basta entrar em contato ou preencher este formulário.